1 2 3

HISTÓRIA & REGRAS

Kung-Do:  Arte do combate

Em 2015, os mestres Jesus Novo, José Sousa e Miguel Abreu decidem fundar a FPKDT - Federação Portuguesa de Kung Do Te no sentido de fazer renascer a arte do Kung-Do-Te, arte marcial fundada pelo Mestre Ruy de Mendonça em 1973. 

O Kung Do Te moderno passou a integrar novas técnicas de combate e novos conceitos de treino, afastando-se cada vez mais do Kung-Do-Te antigo.

A arte continuou a evoluir até que o mestre José Sousa, inspirado na filosofia de Bruce Lee e de outros grandes mestres das artes marciais, apresenta aos seus colegas um novo nome para a arte marcial que praticavam, e que denominou de Kung-Do!

A nova denominação da arte marcial foi apresentada a todos os instrutores em reunião de 21 de Setembro de 2019 em Vila do Conde, tendo sido aprovada por todos os presentes. No dia 09 de Novembro de 2019 decorreu a Assembleia Geral especialmente convocada para o efeito, tendo sido aprovado por unanimidade dos sócios efectivos o novo nome da arte marcial, da federação, objecto social e novos estatutos.

Assim nascia o Kung-Do, uma arte marcial livre, total e evolutiva.

O termo Kung-Do tem origem nas seguintes palavras:

- Kung, significa "trabalho, conquista ou mérito";
- Do, significa "caminho ou via".

Colectivamente, Kung-Do significa "o caminho do conhecimento".

O Kung-Do é uma arte marcial orientada essencialmente para o treino de técnicas de combate para defesa pessoal, tendo como base elevados valores éticos, morais, filosóficos e espirituais. 

As 5 máximas do Kung-Do:

- Respeito
- Humildade
- Disciplina
- Honra
- Lealdade

No Kung-Do há 3 formas de combate desportivo: 
- Kung-Do Educativo: Todos os golpes devem ser aplicados com contacto ligeiro;
- Kung-Do Light: Os golpes à cabeça devem ser aplicados com contacto ligeiro, sendo permitido o contacto total ao tronco e pernas;
- Kung-Do: Combate com contacto total.

Em todas as formas de combate desportivo são válidos golpes, projecções, imobilizações e finalizações.

A competição no Kung-Do tem como objectivo principal:
a) testar a evolução técnica, mental e espíritual dos praticantes;
b) promover a amizade, paz e harmonia entre todos os participantes.

O Kung-Do é reconhecido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ e como tal todos os instrutores possuem o Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD).

A FPKD encontra-se filiada na International Kung-Do Federation (IKDF), de que é membro fundador.

Podem ser sócios da FPKD as associações, clubes, sociedades com fins desportivos e outras pessoas colectivas devidamente legalizadas que promovam, pratiquem ou contribuam para o desenvolvimento do Kung-Do.

Para se filiar na FPKD ou obter informações adicionais, pf contacte:

geral@kungdo.pt

"EM CONSTRUÇÃO"


* "Kung-Do", o símbolo do Kung Do, e o Logótipo da IKDF são marcas registadas propredade da International Kung-Do Federation (IKDF). Todos os direitos reservados.


Regras de Kung-Do Educativo Regras de Kung-Do Light Regras de Competição de Kung-Do Regulamento Geral de Competições Cartão Branco | Fair Play Plano Nacional Contra o Racismo e a Discriminação

Formação


Newsletter

Filiada na

Instituições e Parceiros

Instituto Português do Desporto e Juventude Instituto Português do Desporto e Juventude RDX

Este site utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Clique para fechar